Todo tratamento odontológico necessita de cuidado. Não é diferente com os tratamentos estéticos, nos quais cuidar das suas lentes de contato dentais é de extrema importância para que seja possível alcançar os resultados esperados.
Cuidar da aparência dos dentes é um assunto que nunca esteve tão em alta como ultimamente. Com isso, muitos pacientes acabam recorrendo aos tratamentos estéticos, como as lentes de contato dentais.
No entanto, não basta somente aplicar as lentes de contato e, depois, viver a sua vida normalmente. É necessário que todo paciente tenha certos cuidados para preservá-las.
Deste modo, não estamos falando somente de higienização bucal. Cuidar das suas lentes de contato dentais passa por uma série de fatores que devem ser tratados com muita seriedade por parte dos pacientes.
O que você acha de compreender quais são estes cuidados e como garantir a assertividade do seu tratamento?
Confira o nosso artigo e descubra como preservar as suas lentes de contato e, assim, garantir um sorriso impecável. Acompanhe conosco e tire todas as suas dúvidas sobre este assunto!
Aproveite e leia também o conteúdo sobre o tema Descubra como o estresse pode afetar a sua saúde bucal.
Por que cuidar das suas lentes de contato dentais?
Os tratamentos odontológicos, sejam eles estéticos ou corretivos, cumprem um papel fundamental na saúde bucal dos pacientes.
No entanto, a assertividade e preservação dos mesmos passa por alguns cuidados que devem ser tomados pelos pacientes. Caso contrário, a eficácia de tais tratamentos é totalmente comprometida.
O mesmo contexto acima é aplicado tanto para um implante dentário como também para as lentes de contato. Fato que demanda do paciente uma série de cuidados para preservar a assertividade de um tratamento.
Deste modo, confira a seguir como cuidar das suas lentes de contato dentais da melhor maneira possível! Vamos lá?
Além disso, leia também o nosso artigo sobre o assunto Lente de contato custa menos do que você imagina.
1. Cuidado com a sua alimentação
Você provavelmente conhece alguém que usa aparelhos ortodônticos e, a fim de preservá-los, evita comer certos alimentos.
O mesmo processo acontece quando o assunto é cuidar das suas lentes de contato dentais. Isso porque existem alguns alimentos que podem comprometer a sua estrutura.
Desta forma, é imprescindível que todo paciente busque evitar alimentos duros demais, uma vez que eles podem causar um atrito e, assim, desgastar as lentes de contato.
Portanto, alimentos como torradas, cereais crocantes e pães duros são alguns dos exemplos do que deve ser evitado.
Confira também o nosso artigo sobre o tema Descubra a importância de fazer as suas lentes de contato com um especialista.
2. Higienização bucal
Falar sobre os cuidados com a higienização bucal é quase que chover no molhado, não é mesmo?
No entanto, é fundamental reforçar que cuidar da higiene bucal é de extrema importância para as lentes de contato.
Afinal de contas, a higienização bucal é uma das principais formas de preservar a integridade dos dentes e, consequentemente, das lentes também.
3. Conte com o seu dentista
Um erro bastante comum entre os pacientes de odontologia é as visitas ao dentista somente em casos de urgência.
No entanto, é fundamental manter uma certa regularidade nas visitas ao dentista, a fim de fazer a manutenção das lentes de contato.
Deste modo, além de aumentar a durabilidade das lentes de cuidado, é possível que ele acompanhe a condição das mesmas e a ação nos dentes do paciente.
Acompanhe também o nosso artigo sobre a Odontologia estética pode ajudar a aumentar a sua autoestima.
4. Evite hábitos prejudiciais
Alguns hábitos, por mais que sejam comuns, podem não somente prejudicar a integridade dos dentes, como também prejudicar as lentes de contato.
Deste modo, evite roer unhas, morder objetos ou abrir embalagens com os dentes.
Afinal de contas, eles podem desgastar a estrutura das lentes de contato, comprometendo assim a sua eficácia nos dentes do paciente.
5. Cuide da gengiva
Por fim na nossa lista de dicas de como cuidar das suas lentes de contato dentais se encontra os cuidados com a gengiva.
Deste modo, no primeiro sinal de alerta referente à problemas na gengiva, o paciente deve procurar o seu dentista.
Caso contrário, o seu quadro pode evoluir para uma doença periodontal.
Portanto, esteja sempre alerta! Cuidar das lentes de contato passa por todos estes cuidados e, principalmente, do auxílio do seu dentista de confiança!
Aproveite para entrar em contato conosco e marcar a sua avaliação! Não se esqueça também de curtir as nossas redes sociais e acompanhar o nosso blog!