Você alguma vez já imaginou que um dente torto poderia ser a origem de uma dor na coluna? Não estamos loucos, por mais que pareça distante da realidade, é isso mesmo! Além de prejudicar a sua estética facial, a existência de dentes tortos pode afetar diversos outros pontos da sua saúde.
Tais problemas de saúde acontecem, principalmente, quando o paciente não procura tratamento com um dentista. Dessa maneira, a falta de um acompanhamento odontológico e de um diagnóstico, seguido de um tratamento preciso, acaba afetando toda a saúde do organismo.
Também ficou curioso para saber como isso pode ser possível? Nesse artigo vamos explicar tudo sobre esse assunto! Portanto, leia com atenção cada item abordado aqui e descubra 5 problemas de saúde que podem ter a sua origem relacionada à saúde bucal, mais precisamente, por causa de dentes tortos.
Em primeiro lugar, o que proporciona dentes tortos?
Quando o paciente procura um consultório odontológico apresentando dentes tortos, é de extrema importância entender, em primeiro lugar, o que levou a tal diagnóstico. Tal problema está diretamente relacionado à má oclusão dental, ou seja, o desalinhamento entre as arcadas dentárias, dificultando o encaixe perfeito.
Sendo assim, o que leva o paciente a apresentar a arcada dentária desta maneira? Bom, são vários casos assim no dia a dia de um dentista. Entretanto, as causas relacionadas podem se diferenciar. Essa situação é consequência de diversos fatores, como:
- Herança genética: quando o filho herda o tamanho dos dentes do pai (que são normalmente maiores nos homens) e o tamanho dos maxilares da mãe (normalmente pequeno nas mulheres). Essa combinação afeta o crescimento e alinhamento dos dentes, pois há pouco espaço nos ossos para os dentes.
- Hábitos bucais: existem alguns costumes extremamente prejudiciais aos dentes, como usar chupeta, chupar o dedo, empurrar a língua entre os dentes, etc.
- Problemas respiratórios: algumas condições respiratórias como rinite, adenoide, sinusite também influenciam diretamente na formação e alinhamento dos dentes.
- Alterações funcionais: por mais que pareça algo inofensivo, o costume de manter uma dieta a base de uma alimentação muito pasmosa não estimula a função mastigatória dos dentes.
- Alterações hormonais.
- Traumas e tumores.
- Perda precoce dos dentes de leite.
Como você pode perceber, são vários os fatores que influenciam diretamente no diagnóstico de dentes tortos. Eles passam desde cuidados que devem ser tomados na infância até mesmo fatores do organismo humano. Portanto, é fundamental que você se atente a todos, no intuito de se prevenir contra tal diagnóstico.
Problemas desencadeados pelos dentes tortos
Agora, vamos para a parte que mais causou espanto no início do nosso artigo. Finalmente, você vai descobrir qual a relação entre dentes tortos e problemas de saúde, como a dor na coluna. Além disso, poderá perceber que o diagnóstico bucal está associado à outros problemas, que mal passam na nossa mente.
Dessa maneira, acompanhe com bastante atenção cada item apresentado aqui. O nosso conselho é que, antes de qualquer coisa, procure um consultório odontológico caso apresente dentes tortos.
Dor na coluna
Por mais incrível que possa parecer, os dentes tortos podem sim causar dores na coluna. E, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% das queixas de dor lombar tem relação direta com a saúde da boca.
Isso ocorre porque a musculatura da cabeça, da face e do pescoço estão interligadas e, consequentemente, a coluna também.
Quando ocorre o desalinhamento dos dentes, existem grandes chances da cabeça ficar em uma posição inadequada. Isso influencia de forma negativa a curvatura da postura, provocando as dores na coluna.
Caso não tratado, o problema pode evoluir de tal forma que o incômodo pode chegar até as juntas dos pés. Logo, é de extrema importância buscar, desde os primeiros sintomas, a ajuda de um profissional especializado na área.
Enxaquecas e dores de cabeça
A Articulação Têmporo Mandibular, ou apenas ATM, é uma articulação que está na frente do ouvido, protegida através do encaixe perfeito dos dentes. Entretanto, quando esse alinhamento não existe, seu funcionamento fica prejudicado, provocando fortes dores de cabeça, enxaquecas.
Tal desconforto é mais comum do que se imagina e são vários os casos de pacientes que apresentam dor de cabeça com origem na saúde bucal. É fundamental procurar um acompanhamento odontológico nestes casos, uma vez que o problema precisa de tratamento.
Mau hálito
Ter os dentes tortos e desalinhados também pode ser uma das causas do mau hálito. Pelo simples motivo de que a posição desalinhada dos dentes dificulta a higienização, facilitando o acúmulo de restos de alimentos e proliferação de bactérias.
E, precisamos concordar que o mau hálito é um problema pra lá de indigesto, não é mesmo? Além de já ser ruim por si só, ele prejudica bastante o convívio social com outras pessoas e, consequentemente, a auto estima daquele paciente.
Gengivite e cáries
Como a escovação fica prejudica com o mal posicionamento dos dentes, é comum ocorrer cáries e gengivite com mais frequência.
Como os resíduos alimentares permanecem por mais tempo nos dentes, eles acabam deteriorando o esmalte dental e facilitando a retenção da placa bacteriana, além de poder provocar inflamação na gengiva.
Baixa autoestima
O sorriso bonito e saudável é o principal cartão de visita de uma pessoa. Por isso, não é de se estranhar que boa parte dos pacientes que sofre com dentes tortos tenha problemas de autoestima.
A estética desagradável pode causar descontentamento e vergonha. O que consequentemente, diminui o bem estar e pode provocar afastamento social. Afinal, o sorriso é conhecido como o cartão de visitas de uma pessoa. Contudo, quando não existe um contentamento com ele, sofremos impactos em diversas camadas.
A boa notícia é que esse desalinhamento pode ser corrigido através de tratamentos ortodônticos (uso de aparelho fixo ou móvel) ou com outros procedimentos odontológicos, dependendo de cada caso.
E, se ao final do tratamento você ainda estiver insatisfeito com seus dentes devido ao amarelamento, recomendamos fazer um clareamento dental!
Então, não tem desculpa para não cuidar bem da sua saúde bucal e ter um belo sorriso! Procure o quanto antes o seu dentista de confiança para que o seu acompanhamento odontológico seja feito da melhor maneira possível. Você não precisa ter vergonha de sorrir!