Este é um questionamento muito comum, principalmente para quem já passou dos 30 anos. Atualmente, cultiva-se um muito entre muitas pessoas que realmente acreditam que aparelho dental é coisa de adolescente.
Entretanto, aqui nesse artigo você vai descobrir que isso não passa de um mito. Além disso, não é preciso sofrer com um “sorriso metálico” para ter dentes mais bonitos! Você tem dúvidas?
Visando responder e desmistificar o uso de aparelhos ortodônticos em adultos, preparamos este artigo! Acompanhe atentamente cada item abordado aqui e esclareça todos os seus questionamentos sobre o assunto.
Desmistificando o uso de aparelho em adultos
Quando nós falamos sobre o uso de aparelho dental em adultos, estamos nos referindo à uma série de inseguranças e medos presentes nesta fase da vida.
Além de não querer estampar um sorriso cheio de metal, a insegurança em relação aos resultados, o medo do desconforto e a vergonha são outros motivos que levam os adultos a terem dúvida se devem ou não usar aparelho nessa fase da vida.
E, quando esse adulto já está inserido no mercado de trabalho, com uma carreira sólida a zelar, essa dúvida é maior ainda. Afinal, é bastante comum prezar por uma boa imagem no âmbito profissional.
Ainda assim, é cada vez maior o número de adultos que estão buscando um tratamento ortodôntico nos consultórios odontológicos. E não é difícil entender o motivo, uma vez que eles trazem inúmeros benefícios.
Para que você entenda, previamente, a importância de um aparelho dental na saúde bucal de um paciente, separamos algumas das suas funções. Dentre as principais vantagens da ortodontia na saúde dos dentes, nós podemos citar as seguintes:
- melhoria da saúde bucal;
- aumento da autoestima;
- sorriso mais bonito e harmônico.
Essa completamente enganado quem pensa que os aparelhos ortodônticos apresentam resultados somente estéticos. Você verá, nos próximos itens, que a sua indicação vai muito além do que apenas deixar os dentes mais bonitos. Eles cumprem um papel muito importante na qualidade de vida de um paciente.
Aparelho dental sem limite de idade
Em relação ao tratamento, a idade não é fator determinante para usar ou não aparelho dental. Logo, não existe uma restrição, podendo o tratamento ser recomendado tanto para crianças quanto para pessoas adultas.
Os ossos bucais estão em constante renovação, durante toda a vida. Inclusive, é isso que possibilita outros tratamentos como os implantes dentários. Portanto, independente da idade, se o dentista considerar você apto a fazer o tratamento, haverá bons resultados no tratamento ortodôntico.
Ainda que exista receio e inibição por parte dos adultos, nunca é tarde para ter um sorriso mais bonito e alinhado. Deve-se deixar de lado todos os receios sobre a indicação de aparelhos dentais e abrir a mente para o tratamento.
E, se o assunto é idade ideal para a ortodontia, nunca é tarde mesmo! Tenha você 40, 50, 60 anos… não existe idade limite!
Benefícios além da estética
Como você já bem sabe, o aparelho dental melhora a saúde bucal e o seu sorriso. Entretanto, esses não são os únicos benefícios e os resultados vão além da estética dos dentes.
Normalmente, quem tem dentes desalinhados, apresenta dificuldade na higienização bucal. E isso favorece o acúmulo de tártaro, o aparecimento de cáries e problemas gengivais.
Também é muito comum apresentarem dificuldades de mastigação, na fala e, até mesmo, para respirar.
Além disso, cada vez mais especialistas em ATM (articulação têmporo-mandibular) indicam que seus pacientes façam um tratamento ortodôntico. Não apenas pela estética, mas porque dentes mal-posicionados podem causar dores de cabeça ou orofaciais constantes.
Ou seja, os aparelhos ortodônticos proporcionam ao pacientes vantagens estéticas e funcionais. Eles atuam tanto na melhora do sorriso quanto no tratamento e prevenção de problemas bucais.
Aparelhos estéticos e invisíveis: opções mais discretas
O “sorriso metálico” é sempre uma preocupação para os adultos. O medo dos braquetes e das famosas borrachinhas alimenta, há muito tempo, o receio em utilizar um aparelho dental nos dentes.
Entretanto, a odontologia evoluiu muito nos últimos anos e, atualmente, existem opções mais discretas, algumas até invisíveis!
As borrachinhas coloridas já fizeram muito sucesso, mas a tendência é que elas sejam cada vez menos vistas. Os aparelhos estéticos estão caindo cada vez mais no gosto dos pacientes.
Logo, esqueça aquela ideia antiga de aparelho dental e veja agora mesmo as novas opções para ter um sorriso mais bonito:
Aparelhos transparentes
São semelhantes ao modelo metálico que você conhece, porém os braquetes são feitos de materiais mais discretos, quase transparentes. Normalmente, de safira ou porcelana, a aparência é bem mais agradável e discreta.
A escolha do material aqui é fundamental para proporcionar a aparência discreta. Isto porque eles acabam se assemelhando a cor dos dentes e, desta forma, não causam nenhum tipo de desconforto
Aparelho invisível (alinhadores invisíveis)
É um modelo de aparelho que se assemelha à placa de clareamento dental, porém de material mais rígido. O seu nome se dá pelo fato do material pelo qual é confeccionado, fazendo com que ele passe despercebido na boca do paciente.
O aparelho é móvel e se encaixa perfeitamente nas arcadas (tanto superior quanto inferior) para movimentar os dentes. É quase imperceptível e proporciona ótimo resultado em menos tempo.
Em relação ao conforto, o alinhador invisível não tem peças e fios que podem perfurar as bochechas ou a língua. Mas ao mudar a placa, é normal sentir uma leve pressão ou dor, assim como ocorre na ativação do aparelho fixo.
Viu só? Não existe limite de idade para usar aparelho dental e existem opções bem discretas que não vão atrapalhar sua estética. Desta forma, a ortodontia não é coisa de adolescente, mas para todas as idades. Afinal, não existe restrição quando o assunto é cuidar da saúde bucal, não é mesmo?
Quer mais informações sobre o tratamento ortodôntico? Entre em contato agora mesmo e agende sua avaliação aqui na Raphael D´Amaro Odontologia Estética: http://bit.ly/whatsapp-damaro
Para continuar acompanhando as nossas dicas sobre odontologia e o nosso dia a dia, curta as nossas redes sociais!