O envelhecimento é um processo de mudanças, tanto físicas quanto comportamentais. Afinal, o nosso corpo não permanece o mesmo com o passar dos anos. Sendo assim, o mesmo processo acaba acontecendo com a saúde bucal, uma vez que tais mudanças acabam causando o escurecimento dos dentes.
São diversos os fatores que acabam resultando na perda da cor natural e brilho dos dentes. Portanto, é preciso que você conheça todos eles. Continue acompanhando o artigo e tome conhecimento de como preservar o brilho natural dos dentes e a solução odontológica para estes casos.
Alimentação x escurecimento dos dentes
Os hábitos alimentares acabam influenciando diretamente na perda da cor natural dos dentes. Acontece que o alto consumo de alimentos com muita pigmentação e corantes, ao longo dos anos, é um dos principais fatores quando o assunto é o escurecimento dos dentes.
Portanto, visando te ajudar na preservação da cor natural dos dentes, vou listar aqui quais são os alimentos que mais influenciam neste processo. Quer saber quais são? Segue a lista:
- Café;
- Refrigerantes;
- Chás;
- Açaí;
- Beterraba;
- Suco de uva;
- Vinho;
- Frutas cítricas;
Precisamos concordar que evitar esses alimentos para sempre é, no mínimo, impossível. O que fazer então? O principal método aqui é realizar a escovação dos dentes assim que se alimentar. Em casos que realizar a higienização não é possível, recomenda-se fazer bochechos com água com o intuito de eliminar resquícios de ácidos e pigmentos.
Traumas nos dentes
Sofrer uma pancada ou um trauma nos dentes pode resultar em dentes manchados ou escurecidos. O que acaba deixando a cor do dente traumatizado com uma cor diferente é que, mediante o trauma, pode acontecer uma hemorragia, rompendo os vasos sanguíneos localizados dentro do dente.
Outro fator que acaba deixando os dentes mais escuros é um trauma na polpa do dente. Isso acontece quando existe uma infecção bacteriana na região.
Portanto, ao sofrer algum trauma ou lesão nos dentes, procure imediatamente um dentista de sua confiança. O diagnóstico e tratamento no devido tempo são fundamentais para evitar u até mesmo amenizar o escurecimento dos dentes.
Problemas bucais
Alguns problemas que afetam a saúde bucal também podem acabar resultando no escurecimento dos dentes. Cáries, acúmulo de tártaro e o tratamento de canal são condições que não somente afetam a saúde dos dentes, mas como também influenciam na perda da cor deles.
No caso das cáries, independente de onde elas apareçam, seja na parte inferior ou atrás dos dentes, elas podem escurecê-los sem que sejam notadas. O acúmulo de tártaro também é um fator que, sem que o paciente perceba, pode escurecer os dentes.
Quando o paciente apresenta um quadro que necessita de um tratamento de canal, não somente a saúde da estrutura do dente está em risco, mas como também a sua cor. Afinal, com uma lesão ou infecção nas partes internas do dente, o fluxo sanguíneo na região diminuí, o que pode resultar, em casos mais extremos, na necrose e, consequentemente, no escurecimento dos dentes.
Tratamento para dentes escuros
O principal método e o mais comum quando o assunto é o tratamento para dentes escuros é o clareamento dental. Aqui o paciente pode ter de volta a cor natural dos dentes tanto em casa quanto com o dentista.
Entretanto, não é só o clareamento dental que resolve a queixa de dentes escuros. Mediante traumas e tratamento de canal, o dentista responsável pelo seu caso pode indicar restaurações tanto como resina quanto com porcelana. Quem vai indicar o melhor método é o profissional responsável pelo quadro apresentado.
Outros fatores como o tabagismo também influenciam no escurecimento dos dentes. Se você apresentar um quadro com dentes escuros ou manchados, procure ajuda!
A D´Amaro Odontologia Estética conta com profissionais altamente capacitados e aptos para realizar tratamentos odontológicos de acordo com a sua necessidade. Entre em contato conosco e volte a sorrir com confiança.