Essa pergunta vai para os pais que nos acompanham: vocês sabem quando deve ser feita a primeira visita dos seus filhos ao dentista? Nós, da D’Amaro Odontologia Estética percebemos que as pessoas acabam errando por causa da falta de informação. Dessa forma, o nosso intuito, além de cuidar da saúde dos seus dentes, é te manter informado sobre tudo no universo da odontologia.
Portanto, entendemos a necessidade de responder tal pergunta feita no título. Porém, antes disso, é necessário fazer outra pergunta: Por que é tão importante saber quando levar o público infantil ao dentista pela primeira vez? É simples. O quanto antes for identificado a indicação de uma intervenção odontológica, melhor.
É importante que você saiba que os primeiros anos de idade são fundamentais para o crescimento saudável dos dentes. Sendo assim, é possível identificar e se prevenir, ainda na infância, de problemas que podem piorar com o tempo.
Por isso a odontologia preventiva é tão importante. Portanto, se você deseja saber quando deve ser a primeira visita de uma criança ao dentista, continue lendo este artigo! Temos certeza que você sairá deste texto com todas as suas perguntas respondidas.
Por que meu filho deve ir ao dentista?
A principal indicação odontológica quando o assunto é a primeira visita ao dentista se apresenta após o surgimento dos primeiros dentes de leite. Cuidar de um bebê pode ser um processo assustador para muitos pais e, com a inexperiência, ter um acompanhamento odontológico é de extrema importância para tirar dúvidas e se orientar melhor em como cuidar dos primeiros dentinhos da criança.
Sendo assim, o bebê deve ser levado ao dentista pela primeira vez por volta dos 6 a 7 meses de idade. Além disso, é possível também identificar alguns sinais que indicam que é necessário marcar uma consulta odontológica. É importante que os pais fiquem atentos para alguns sinais que a criança pode apresentar, o que inclui:
- Choro e incômodo ao se alimentar e escovar os dentes;
- Pequenos sangramentos ou até mesmo apresentação de inchaço na gengiva;
- Quando algum dente se apresenta diferente dos demais, seja pelo formato ou cor;
- Quando a criança quebra um dente ou está sentindo dor;
Entretanto, por mais que aconteça um incentivo à procura dos pais por uma consulta odontológica para seus filhos, enxergamos um cenário totalmente inverso. Muitas vezes, a criança chega para a sua primeira avaliação com problemas dentais que, em alguns casos, já estão em estágio avançado.
Com o intuito de te convencer a procurar um dentista, vamos citar alguns dos problemas que podem acontecer caso a primeira visita seja tardia demais.
E se eu deixar para ir ao dentista tarde demais?
São vários os problemas que podem acontecer quando os pais deixam para levar seus filhos ao dentista de maneira tardia. Um deles é as más condições que os dentes, devido à falta de acompanhamento, apresentam. Por exemplo, muitos pais não sabem como deve ser feita a higienização dos dentes e, com isso, a criança fica sujeita ao acúmulo de placa bacteriana.
E, quando falamos em acúmulo de placa bacteriana, não podemos deixar de citar as famosas cáries! Um dente cariado não tratado gera uma série de complicações para a saúde bucal da criança. Sendo assim, é de extrema importância procurar um dentista logo cedo para saber como deve ser feita, por exemplo, a escovação dos dentes.
Outra dúvida bastante comum que é respondida através do acompanhamento odontológico diz respeito ao período em que se deve abandonar a chupeta e mamadeira. Todos nós sabemos que o uso excessivo pode gerar consequências para os dentes da criança, que corre risco de recorrer à ortodontia logo na infância.
Faça a primeira visita antes que seja tarde!
Em suma, podemos perceber que a primeira visita da criança ao dentista é fundamental para a saúde dos seus dentes no futuro. Assim como qualquer outra área da saúde, quando a odontologia trabalha de maneira preventiva, as chances de crescer com os dentes saudáveis é enorme. Dessa forma, conseguimos perceber que a conscientização é sempre a melhor escolha que alguém pode fazer.
É importante lembrar também que só a primeira consulta não basta! É necessário ter um acompanhamento odontológico por muitos anos com o intuito de continuar cuidando dos dentes do seu filho.
Suas dúvidas estão respondidas? Tem outra dúvida ou gostaria de sugerir algum tema? Deixe sua opinião nos comentários! Não deixe de acompanhar as nossas redes sociais para continuar tendo acesso à diversos materiais informativos sobre tudo que envolve a odontologia!