Você sabe como cuidar dos seus dentes de forma certa? Confira os principais erros cometidos
Cuidar dos dentes é, sem sombra de dúvidas, uma das tarefas mais importantes do nosso dia a dia. Isso porque, um sorriso bonito possui o potencial de transformar a autoestima de qualquer pessoa.
No entanto, muitas pessoas acreditam que estão cuidando dos dentes de forma certa, mas, na verdade, acabam cometendo alguns erros. Fato que pode acabar comprometendo a sua saúde bucal.
Você sabe quais são os erros que você mesmo pode estar cometendo na hora de cuidar dos dentes?
Desde a escolha da sua escova de dentes até a forma com a qual você a utiliza podem influenciar na saúde bucal. Por isso, é fundamental conhecer quais erros devem ser evitados.
Se você se interessou pelo tema e deseja entender como cuidar dos dentes, veio ao lugar certo! Portanto, continue a sua leitura e descubra como se resguardar contra problemas bucais.
Quais erros me impedem de cuidar dos dentes?
Tem se tornado cada vez mais comum encontrar pessoas que não abrem mão de um sorriso impecável. Contudo, para obter resultados positivos, é fundamental tomar alguns cuidados.
Por incrível que pareça, alguns cuidados com os dentes passam por coisas básicas e, por isso, não recebem a atenção devida.
A boa notícia é que você veio ao lugar certo! Sendo assim, conheça a seguir 4 erros que você pode estar cometendo na hora de cuidar dos dentes e passe a cuidar da sua saúde bucal!
Confira também sobre infiltração na restauração dental
1. Optar por escovas com cerdas duras demais
O primeiro erro que você pode estar cometendo acontece na hora de comprar a sua escova de dentes. Isso porque, modelos com cerdas duras demais podem acabar causando problemas.
Isso porque, essas escovas podem, ao longo do tempo, desgastar o esmalte dentário. O resultado? Você pode acabar desenvolvendo um problema muito comum: a sensibilidade dentária.
Além disso, um outro problema causado por escovas com cerdas duras demais é a retração gengival.
Isso acontece quando o tecido que envolve a gengiva acaba recuando, deixando a raiz dos dentes expostas. Aqui, o paciente encontra a porta de entrada para outros problemas, como infecções.
2. Exercer muita força ao escovar os dentes
Um engano muito comum acontece no momento de escovar os dentes. Afinal, muitas pessoas acreditam que quanto mais força elas colocam na escova de dentes, maior será a limpeza.
No entanto, o resultado passa longe disso. Isso porque, escovar os dentes com muita força não contribui para a sua limpeza. Muito pelo contrário, este processo pode gerar vários problemas.
Ou seja, você poderá desenvolver problemas como a sensibilidade dentária, sangramentos na região da gengiva e até mesmo a retração da gengiva.
Ao escovar os seus dentes, busque utilizar uma escova com as cerdas macias, coloque um pouco de pasta dentária e, assim, faça a higienização de forma suave, limpando toda a região.
Leia também sobre o estresse e ansiedade durante a pandemia: como influencia a saúde bucal?
3. Não trocar a sua escova de dentes
Qual foi a última vez que você trocou a sua escova de dentes? Aqui, temos um erro muito cometido entre os pacientes que frequentam uma clínica ou consultório odontológico.
Toda escova tem uma vida útil e, após o fim dela, o ideal é fazer a sua troca. Quando ela começa a ficar com as cercas esgarçadas ou com uma coloração diferente, chegou a hora de jogá-la fora.
De forma geral, uma escova de dentes pode durar de 2 a 3 meses. No entanto, isso pode variar de acordo com a força que você exerce no processo de escovação, ok?
4. Não cuidar da alimentação
Muitos não sabem, mas os hábitos alimentares também causam impactos diretos na saúde bucal. Ou seja, a falta de uma boa alimentação abre as portas para doenças bucais.
Por exemplo, o alto consumo de açúcar e alimentos industrializados pode acabar resultando no diagnóstico das cáries dentárias.
Além disso, o excesso de sódio também é um fator que desencadeia problemas bucais. É o caso da doença periodontal, que pode resultar em problemas ainda mais graves.
Sendo assim, é de suma importância que você tenha uma alimentação saudável, a fim de investir na saúde não somente do organismo como um todo, como também na bucal.
5. Não fazer acompanhamento odontológico
A falta de um acompanhamento odontológico é, hoje, uma das principais causas de problemas bucais. Afinal de contas, o auxílio de um dentista é fundamental para cuidar dos dentes.
Isso porque, somente um profissional especializado poderá, de forma profissional, avaliar a sua saúde bucal. O que envolve diagnosticar problemas que passaram despercebidos e indicar o melhor tratamento.
Um erro muito comum entre os pacientes é buscar uma clínica ou consultório odontológico somente diante de um problema. Contudo, é possível preveni-lo antes mesmo que ele apareça.
Sendo assim, agora que você já sabe quais são os 4 erros cometidos na hora de cuidar dos dentes, que tal evitá-los?
Comece procurando a ajuda de um dentista de sua confiança. Neste momento, conte com a equipe especializada da D’Amaro Odontologia! Estamos aptos para cuidar da beleza dos seus dentes!
Aproveite para entrar em contato conosco e, assim, agendar a sua avaliação! O nosso objetivo é oferecer um tratamento odontológico completo, focado na sua saúde bucal e bem-estar!
Além disso, não se esqueça também de curtir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog! Sempre tem um conteúdo exclusivo para você!