A saúde bucal é fundamental em todas as fases, mas assume uma importância especial em pessoas acima dos 60 anos. Por isso, é essencial falar e abordar o tema saúde bucal na terceira idade.
Isso porque, com o passar dos anos, surgem alguns desafios particulares relacionados à saúde oral que, se não abordados adequadamente, podem comprometer não somente a boca, como também a saúde geral do idoso.
Deste modo, o que você acha de compreender melhor como cuidar da saúde bucal na terceira idade? Neste conteúdo, selecionamos algumas dicas, problemas mais comuns e informações relevantes sobre o assunto.
Sendo assim, acompanhe conosco até o final e aproveite para tirar todas as suas dúvidas relacionadas à saúde bucal. Vamos lá?
Aproveite para conferir também o conteúdo sobre o Clareamento Dental: respondendo as principais dúvidas
Cuidados com a saúde bucal na terceira idade
Em primeiro lugar, precisamos falar sobre os cuidados com a saúde bucal na terceira idade. Afinal de contas, o nosso organismo passa por várias mudanças com o passar do tempo. Com a saúde bucal, não é diferente.
Ou seja, existem diversos fatores que devem ser levados em consideração. É o caso, por exemplo, da diminuição da produção de saliva, uso de determinados medicamentos, doenças crônicas e muito mais.
Por isso, é de suma importância colocar em prática alguns hábitos benéficos para a saúde bucal. A seguir, conheça alguns deles:
1. Higiene bucal adequada
O uso correto da escova de dente e fio dental é fundamental, até mesmo para aqueles que usam próteses dentárias. Neste caso, inclusive, a limpeza deve ser diária para evitar o acúmulo de resíduos e bactérias.
2. Uso de produtos específicos
O uso de pastas de dente com flúor ou outros produtos para boca seca podem ser recomendados pelo dentista responsável. Por isso, não deixe de ter o acompanhamento com um especialista.
3. Dieta balanceada
Também será preciso ter uma alimentação equilibrada na terceira idade, com baixo consumo de açúcares e rica em nutrientes, sendo vital para manter a integridade dos dentes e gengivas.
Além disso, não podemos nos esquecer do acompanhamento dental com um dentista da sua confiança. Afinal de contas, estamos falando de um profissional capaz de cuidar, de forma personalizada, da saúde bucal na terceira idade.
Problemas bucais mais comuns em idosos
São vários os problemas bucais que podem surgir ou até mesmo se intensificar com a idade. Por isso, é de suma importância visitar de forma regular um consultório ou clínica odontológica.
Isso porque o acompanhamento com um dentista pode agir de diferentes formas. Seja na prevenção ou no tratamento de problemas bucais, o suporte de um especialista é imprescindível.
Desta forma, não deixe de conferir conosco alguns dos problemas bucais mais frequentes em idosos:
1. Doença periodontal
Problemas como gengivite e periodontite são mais comuns em idosos. Se não tratados, eles podem levar à perda dentária e, assim, contribuir para doenças sistêmicas, como diabetes e problemas cardiovasculares.
2. Cáries
Com o passar dos anos, é comum que aconteçam duas situações: descuidos com a higiene bucal e a retração gengival. Sendo que a segunda pode fazer com que as raízes dos dentes fiquem expostas e mais suscetíveis ao diagnóstico de cáries dentárias.
3. Xerostomia (boca seca)
Outro problema muito comum é a xerostomia. O uso de medicamentos na terceira idade podem reduzir a produção de saliva, aumentando o risco de cáries e outras doenças bucais.
A melhor forma de evitar que todos os problemas bucais listados acima apareçam passam tanto pela adoção de hábitos saudáveis, como também pelo acompanhamento odontológico.
Além disso, leia também o nosso guia sobre Dentes saudáveis: 5 dicas para começar a seguir agora
Acompanhamento odontológico e saúde bucal na terceira idade
Vamos finalizar o nosso conteúdo reforçando a importância por trás do acompanhamento odontológico. Afinal de contas, são vários os benefícios proporcionados para um paciente na terceira idade.
Deste modo, o primeiro benefício é a prevenção. Por meio da realização de check-ups regulares, é possível identificar e tratar problemas de forma precoce, evitando qualquer tipo de complicação.
Outro ponto que merece destaque é a reabilitação. Ou seja, procedimentos de reabilitação oral, como implantes e próteses, podem melhorar de forma significativa a qualidade de vida do idoso, permitindo uma mastigação adequada e melhorando a sua autoestima.
Além disso, temos também o fator educação. Isso porque o dentista é uma fonte valiosa de informações sobre cuidados bucais e, assim, pode orientar sobre as melhores práticas e produtos adequados para a saúde bucal na terceira idade.
Por fim, após entender que a saúde bucal está diretamente relacionada à saúde geral, não deixe de procurar por um dentista de sua confiança. Neste momento, coloque a sua saúde bucal em boas mãos!
A D’Amaro Odontologia conta com uma equipe de profissionais de diferentes especialidades. Nós oferecemos um tratamento odontológico completo, de alta qualidade, sério e humanizado.
Portanto, aproveite para entrar em contato conosco e marcar a sua avaliação odontológica! Além disso, não deixe de curtir as nossas redes sociais e continuar acompanhando o nosso blog para mais conteúdos!