Entenda a importância da limpeza dental profissional

A importância da limpeza dental profissional

[vc_row][vc_column][vc_column_text]O sorriso é a nossa porta de entrada. Seja para causar uma boa primeira impressão ou para qualquer outra situação em que nos envolvemos, um sorriso bonito e bem cuidado faz toda a diferença. E esse não é o único motivo para que cuidemos bem dele. Muitas pessoas acabam não sabendo, mas a saúde bucal está intimamente ligada à nossa saúde geral.

Uma higiene bucal bem feita previne, por incrível que pareça, diversas infecções no organismo e, pasmem, até mesmo doenças cardíacas. Entretanto, por melhor que seja nosso cuidado bucal, é necessária uma limpeza dental profissional, que deve ser feita ao menos duas vezes ao ano.

Essa limpeza é realizada com produtos que somente são encontrados em consultórios odontológicos, além de equipamento próprio para o procedimento. Ou seja, por mais que você tenha o hábito de cuidar dos seus dentes diariamente, é de extrema importância buscar um acompanhamento de um profissional especializado na área.

Dessa maneira, veja abaixo a importância de se realizar a limpeza dental a cada 6 meses e quais doenças ela é capaz de prevenir!

Doenças dentárias

Ao se realizar consultas periódicas com seu dentista, a cada seis meses, ele será capaz de descobrir alguma doença – como periodontite, gengivite ou cárie, por exemplo – em seu estágio inicial. A avaliação preventiva é de extrema importância para evitar que alguns problemas bucais venham a se tornar uma grande dor de cabeça para os pacientes.

Dessa forma, seu tratamento será muito mais eficaz e impedirá seu avanço para um caso mais grave, que necessite de uma intervenção mais severa. Até porque mesmo tendo bons hábitos higiênicos, somente um acompanhamento odontológico será capaz de cuidar, de maneira mais profissional, da sua saúde bucal.

Manutenção da higiene

A placa bacteriana (ou tártaro) é o acúmulo de restos de alimentos que se formam e nossos dentes. Esses resíduos são difíceis de se retirar somente com uma escovação simples em casa. Portanto, para evitar o seu acúmulo nos dentes e, consequentemente, o aparecimento de doenças, é fundamental ter o acompanhamento de um dentista de sua confiança.

A profilaxia, nome que se dá à limpeza dentária feita pelo dentista, é capaz de eliminar o tártaro  que se encontra nos dentes. Entretanto, dependendo do estágio em que se encontre na boca do paciente, talvez se tornem necessários a realização de outros procedimentos em conjunto.

Ao se realizar a limpeza dental em consultório a cada 6 meses, sua higiene bucal em casa ficará muito mais otimizada, já que a manutenção da higiene pode ser feita com o uso de fio dental uma vez ao dia e escovação 3 vezes diárias, pelo menos. Ou seja, você consegue perceber que uma prática acaba completando a outra, uma vez que o cuidado da saúde bucal deve ser feito tanto em casa, quanto no consultório odontológico.

Perda de dentes

Durante sua visita semestral ao dentista para realização da profilaxia, é realizado um diagnóstico completo do estado de sua saúde bucal. Dessa forma, o profissional irá identificar algumas possíveis disfunções que possam estar ocorrendo em seu conjunto bucal – e isso inclui a existência de cáries, que é um grande causador de perda de dentes.

As cáries podem evoluir para um canal quando não tratadas, o que pode culminar na perda do dente infectado. Vocês conseguem perceber o quão sério é a falta de um acompanhamento odontológico pode ser? De um simples, mas perigoso acúmulo de tártaro, o paciente coloca em risco toda a sua saúde bucal, podendo até mesmo perder um ou mais dentes da boca.

Portanto, é necessário acabar de uma vez por todas com o “medo de dentista”, uma vez que a falta de um acompanhamento pode culminar em diversos outros problemas para a saúde bucal. O nosso conselho é que você procure um dentista de confiança, que vai trabalhar de maneira ética e humanizada a fim de tratar os seus dentes da melhor maneira possível.

Tratamento de canal

Como dito, a cárie pode evoluir para um canal, o que acaba necessitando de um tratamento de canal – que pode ser facilmente evitado ao se fazer consultas periódicas. Entretanto, somente o incômodo que a dor de dente causa já seria motivo o suficiente para que não se esqueça de consultar com o seu dentista.

Um tratamento de canal é necessário quando existe uma infecção nas estruturas internas do dente. Afinal, o dente não é somente a parte branca que vemos por fora. Existe toda uma parte interna que necessita sim de cuidados e pode ser afetada quando existe alguma infecção.

Aliado à limpeza dental, é importante se manter a higiene bucal em dia também em casa. Dessa forma, a chance de aparecimento de cárie ou outras doenças bucais diminuir consideravelmente. O que conseguimos perceber é que existe muito descuido com a parte bucal no dia a dia. Sendo assim, é preciso reforçar que deve-se utilizar o fio dental e escovar os dentes após cada refeição.

Por mais que tal dica seja extremamente batida, muitas pessoas não a seguem. Com isso, elas acabam chegando no consultório odontológico apresentando problemas que seriam facilmente evitados com os cuidados higiênicos adotados em casa.

Como funciona a limpeza dentária?

A profilaxia consiste na raspagem do tártaro dos dentes e sob a gengiva. Em alguns casos mais graves, é necessário que haja também a raspagem dos ossos. Geralmente, o processo é indolor, mas depende bastante do grau que a concentração de tártaro tenha atingido.

Caso a pessoa sofra com dentes sensíveis, talvez seja necessária a utilização de algum anestésico leve antes do início da limpeza dentária. Cabe ao dentista responsável avaliar como será feito o procedimento e orientar o paciente acerca de como será todo o processo.

Concluindo

Como vimos, uma visita semestral ao dentista para se realizar a limpeza dental é muito importante para o cuidado dos seus dentes. Não somente para a beleza do seu sorriso, mas também para a sua saúde bucal.

Para que você receba mais dicas sobre como cuidar do seu sorriso, nos acompanhe nas redes sociais![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

O sorriso é a nossa porta de entrada. Seja para uma boa primeira impressão ou para qualquer outra situação em que nos envolvemos. E esse não é o único motivo para que cuidemos bem dele. A saúde bucal está intimamente ligada à nossa saúde geral.