Higiene bucalLimpeza dentalA importância da limpeza dental profissional

O sorriso é a nossa porta de entrada. Seja para causar uma boa primeira impressão ou para qualquer outra situação em que nos envolvemos, um sorriso bonito e bem cuidado faz toda a diferença. E esse não é o único motivo para que cuidemos bem dele. Muitas pessoas acabam não sabendo, mas a saúde bucal está intimamente ligada à nossa saúde geral.

Uma higiene bucal bem feita previne, por incrível que pareça, diversas infecções no organismo e, pasmem, até mesmo doenças cardíacas. Entretanto, por melhor que seja nosso cuidado bucal, é necessária uma limpeza dental profissional, que deve ser feita ao menos duas vezes ao ano.

Essa limpeza é realizada com produtos que somente são encontrados em consultórios odontológicos, além de equipamento próprio para o procedimento. Ou seja, por mais que você tenha o hábito de cuidar dos seus dentes diariamente, é de extrema importância buscar um acompanhamento de um profissional especializado na área.

Dessa maneira, veja abaixo a importância de se realizar a limpeza dental a cada 6 meses e quais doenças ela é capaz de prevenir!

Doenças dentárias

Ao se realizar consultas periódicas com seu dentista, a cada seis meses, ele será capaz de descobrir alguma doença – como periodontite, gengivite ou cárie, por exemplo – em seu estágio inicial. A avaliação preventiva é de extrema importância para evitar que alguns problemas bucais venham a se tornar uma grande dor de cabeça para os pacientes.

Dessa forma, seu tratamento será muito mais eficaz e impedirá seu avanço para um caso mais grave, que necessite de uma intervenção mais severa. Até porque mesmo tendo bons hábitos higiênicos, somente um acompanhamento odontológico será capaz de cuidar, de maneira mais profissional, da sua saúde bucal.

Manutenção da higiene

A placa bacteriana (ou tártaro) é o acúmulo de restos de alimentos que se formam e nossos dentes. Esses resíduos são difíceis de se retirar somente com uma escovação simples em casa. Portanto, para evitar o seu acúmulo nos dentes e, consequentemente, o aparecimento de doenças, é fundamental ter o acompanhamento de um dentista de sua confiança.

A profilaxia, nome que se dá à limpeza dentária feita pelo dentista, é capaz de eliminar o tártaro  que se encontra nos dentes. Entretanto, dependendo do estágio em que se encontre na boca do paciente, talvez se tornem necessários a realização de outros procedimentos em conjunto.

Ao se realizar a limpeza dental em consultório a cada 6 meses, sua higiene bucal em casa ficará muito mais otimizada, já que a manutenção da higiene pode ser feita com o uso de fio dental uma vez ao dia e escovação 3 vezes diárias, pelo menos. Ou seja, você consegue perceber que uma prática acaba completando a outra, uma vez que o cuidado da saúde bucal deve ser feito tanto em casa, quanto no consultório odontológico.

Perda de dentes

Durante sua visita semestral ao dentista para realização da profilaxia, é realizado um diagnóstico completo do estado de sua saúde bucal. Dessa forma, o profissional irá identificar algumas possíveis disfunções que possam estar ocorrendo em seu </