Você já ouviu falar sobre o aparelho de contenção e quando os pacientes da odontologia devem usá-lo?
Vamos supor que você, enfim, você tirou o aparelho fixo está com o seu novo sorriso maravilhoso.
Além disso, se encontra muito contente por não ter mais que se preocupar com a higienização minuciosa exigida pelos aparelhos ortodônticos.
No entanto, vamos com calma nessa euforia! Com o término do tratamento, pode ser que seja necessário usar um aparelho de contenção.
Muitos pacientes buscam um sorriso bonito e uma saúde bucal em dia para ter o bem-estar e satisfação pessoal. Entretanto, às vezes, muitos esforços e mudanças em seu estilo de vida precisam ser adotados.
Um dos recursos utilizados para alcançar esse objetivo é o aparelho de contenção no tratamento odontológico. Sua finalidade é conter os dentes que tendem a movimentar-se após a retirada do aparelho fixo.
Dessa forma, para que devemos usá-lo? Confira abaixo as informações sobre esse acessório e o funcionamento do tratamento.
Para quem a ortodontia é indicada?
A ortodontia é um dos tratamentos mais procurados nos consultórios e clínicas odontológicas.
Foi-se o tempo no qual os aparelhos eram vistos como algo negativo na vida de um paciente. Hoje, eles podem, além de proporcionar um sorriso harmônico, corrigir algumas imperfeições nos dentes.
A ortodontia mudou e consigo trouxe inúmeras novidades como os aparelhos estéticos e os alinhadores invisíveis. As desculpas para não usar um aparelho ortodôntico ficaram para trás.
Desse modo, a ortodontia e uso dos aparelhos ortodônticos se apresentam indispensáveis na vida de todo paciente que apresenta alguma condição como o desalinhamento ou mal posicionamento dos seus dentes.
Além disso, aqueles pacientes que acabam não buscando o auxílio de um dentista em casos assim, pode acabar lidando com uma piora da sua situação.
Ou seja, a falta de tratamento ortodôntico pode levar um paciente à enfrentar outros problemas bucais.
Portanto, a principal indicação, em casos assim, é procurar o auxílio de um profissional especializado. Somente um dentista de confiança pode avaliar um caso e indicar o uso de aparelhos ortodônticos.
No entanto, o que acontece depois que o paciente termina o seu tratamento ortodôntico? É aí que entra os famosos aparelhos de contenção. Conheça mais sobre eles agora!
Para que serve o aparelho de contenção
Os aparelhos de contenção constituem a última parte do tratamento ortodôntico. Eles são instalados após a remoção do aparelho fixo com objetivo de manter o resultado e a posição final dos dentes alinhados, evitando as recidivas.
Dessa forma, eles estabilizam a oclusão, mantendo os dentes na nova posição e promovendo um sorriso mais harmonioso.
Quando falamos em aparelhos de contenção, existem dois modelos mais comuns utilizados na odontologia. São eles:
- Aparelho fixo de contenção: normalmente utilizado na arcada inferior, é fixado na parte de trás dos dentes. Ele é recomendado para longos períodos de estabilização e é preferido pelos pacientes devido à questão estética;
- Aparelho removível de contenção: instalados nos dentes superiores, é formado de uma placa acrílico, que cobre o céu da boca, e fios, que contornam os dentes. É indicado para casos menos extensos de uso. Sua principal característica é a praticidade, podendo ser retirado e recolocado a qualquer momento, como na hora de comer. Não necessitando de cuidados tão rigorosos com a higiene.
A maior dificuldade do aparelho removível de contenção é a colaboração e disciplina do próprio paciente. Acontece que, na ansiedade de se ver livres de um tratamento, os pacientes acabam não dando a atenção merecida às recomendações do seu dentista.
Dessa maneira, é fundamental seguir o tempo e o modo correto de uso de acordo com a indicação do seu dentista.
Conheça agora como é o tratamento com um aparelho de contenção e quais os motivos que levam um paciente a fazer o seu uso.
O aparelho de contenção e os seus efeitos
O tratamento odontológico com aparelhos de contenção traz como resultado um sorriso alinhado e uma boa oclusão. Isso, claro, quando seguido corretamente as indicações do dentista e os cuidados com o equipamento.
Ele é indicado para todos os pacientes. No entanto, a recomendação do uso (superior ou inferior) deve ser feita pelo ortodontista.
O tempo de uso varia de acordo com o paciente e, geralmente, o período mínimo é de seis meses a um ano. Entretanto, depende do tratamento e da resistência dos dentes em querer permanecer no novo lugar determinado.
Sendo assim, para ter resultados mais rápidos, é necessário que o paciente siga algumas dicas de higienização e cautela, por exemplo:
- O aparelho de contenção móvel deve ser retirado para comer, escovar os dentes e também praticar esportes. O ideal é guardá-lo no estojo de proteção para evitar quebras;
- Escove o acessório todos os dias com uma escova dental mais dura e um creme dental;
- Não coloque seu aparelho em água quente, pois a parte acrílica pode se deformar;
- Nunca enrole o aparelho no guardanapo quando for se alimentar ou deixe-o ao lado da cama para evitar perda.
Tenha em mente que o uso correto do aparelho de contenção é muito importante para o sucesso do seu tratamento odontológico. É necessário que você tenha disciplina e use-o de acordo com as instruções do ortodontista.
Conte sempre com o auxílio de um dentista
Em todo tempo, seja para o uso de aparelhos ortodônticos e de contenção ou para outros problemas, contar um com dentista de confiança é fundamental.
Afinal de contas, você não quer entregar a saúde dos seus dentes na mão de alguém que não te passa confiança, certo?
Sendo assim, procure uma clínica ou consultório odontológico que te passe confiança e te deixe confortável. A escolha do melhor dentista para o seu caso é de extrema importância para o desenvolvimento do seu tratamento.
Portanto, caso precise de tratamento ou de uma avaliação para os seus dentes, entre em contato conosco! A nossa equipe de profissionais está pronta para te atender.
Para saber mais dicas de saúde bucal, acompanhe também o nosso blog e as nossas redes sociais.
Além disso, aproveite para ler o nosso último conteúdo: Já ouviu falar em retração gengival? Descubra agora mesmo como lidar.