Aparelhos ortodônticos: descubra mitos e verdades sobre o tema

Você também é daqueles pacientes que possuem dúvidas sobre os aparelhos ortodônticos? A fim de esclarecer os mitos e verdades sobre o tema, preparamos este artigo!

Quando o assunto é ortodontia, é possível que os pacientes tenham algumas dúvidas quanto ao tratamento. Isto acontece, principalmente, por se tratar de uma área muito ampla dentro da odontologia.

Deste modo, os aparelhos ortodônticos se apresentam como um dos métodos mais procurados nas clínicas odontológicas.

Atualmente, existem diversos modelos de aparelhos odontológicos, cada um com suas respectivas indicações e características. O que determina a escolha do paciente é, além da opinião do dentista responsável, a necessidade apresentada.

Sendo assim, somado estes dois fatos já apresentados, é extremamente importante que o paciente tenha conhecimento sobre a ortodontia.

Portanto, vamos conhecer mais especificamente alguns dos mitos e verdades mais falados sobre os aparelhos ortodônticos.

Este material irá te ajudar esclarecendo as principais dúvidas que os pacientes apresentam no consultório odontológico. Sendo assim, leia atentamente cada item apresentado aqui e quebre alguns medos e receios quanto à ortodontia.

Aproveite para acompanhar também sobre O guia completo sobre os implantes de carga imediata.

 

Quais são os maiores mitos quanto à ortodontia?

Vamos começar desmistificando algumas crenças errôneas sobre o assunto aparelhos ortodônticos

Afinal de contas, muitos pacientes acabam tendo medo do tratamento devido à diversos mitos que circulam por aí.

Sendo assim, o intuito aqui é quebrar tais conclusões que não condizem com a verdade, te informando melhor sobre este tratamento.

Aproveite também para acompanhar o artigo Odontopediatria: por que levar seu filho para uma consulta?

 

Tratamento ortodôntico dói?

Um dos mitos criados é que o uso de aparelhos ortodônticos é um processo dolorido. Bom, é possível sim que o paciente sinta um pouco de dor, mas somente no início do tratamento. 

Portanto, quando a palavra dor for associada com a ortodontia, lembre-se que se trata do período de adaptação aos aparelhos.

Importante ressaltar que é possível também sentir desconforto no retorno ao consultório odontológico para as manutenções do seu aparelho.

Além disso, leia também o artigo sobre o tema Descubra como o estresse pode afetar a sua saúde bucal.

 

Todos os aparelhos ortodônticos são iguais?

Não! Atualmente, graças à odontologia estética, existem outros modelos de aparelhos ortodônticos.

Deste modo, a diversidade acontece devido à uma queixa comum entre os pacientes adeptos ao aparelho convencional.

Sendo assim, muitos acabam não gostando da estética do sorriso durante o tratamento ortodôntico.

Portanto, os aparelhos estéticos cumprem o mesmo papel dos convencionais. Entretanto, agora a aparência do sorriso não é mais um problema. Isto porque eles são discretos na boca e possuem uma estrutura parecida com a dos dentes.

Além disso, acompanhe também o artigo sobre o Check-up digital preventivo, marque agora mesmo sua consulta.

 

O aparelho limita a vida do usuário?

Outro mito bastante conhecido: o uso de aparelhos odontológicos vai te privar de comer certos alimentos. Porém, não é bem assim que funciona.

De fato, precisamos concordar que consumir determinados alimentos pode sim colocar em risco a estrutura do seu aparelho. No entanto, isso não significa que você deve deixar de comê-los.

Deste modo, o que acontece é que o paciente que estiver passando por um tratamento ortodôntico deve tomar alguns cuidados. Entre eles, não consumir exageradamente alimentos duros demais. 

Portanto, o importante é ter jeito ao mastigar e praticar a higienização diariamente, evitando assim que a estrutura do aparelho seja comprometida.

Acompanhe também o artigo referente ao assunto Tenho dentes sensíveis! E agora? Como devo lidar?

 

O que eu preciso saber sobre os aparelhos ortodônticos?

Agora que você já desvendamos alguns mitos acerca dos aparelhos ortodônticos, vamos falar sobre as afirmações que condizem com a verdade.

Existem alguns fatos que podem até gerar estranheza da parte do paciente, mas possuem bastante fundamento odontológico. 

Portanto, continue acompanhando este artigo e descubra algumas das verdades sobre a ortodontia.

Além disso, leia também acerca do assunto 5 dicas para você cuidar das suas lentes de contato dentais.

 

Aparelhos ortodônticos na infância é melhor?

Sim! O uso de aparelhos ortodônticos durante a infância é bastante importante quando o assunto é prevenir problemas no futuro.

Ou seja, quanto antes for identificada a necessidade um tratamento ortodôntico, melhores serão as chances do paciente cultivar um sorriso bem cuidado com o tempo.

Além disso, leia também o artigo sobre o assunto 7 motivos para colocar um implante dental.

 

Aparelhos são para todas as idades?

Esta afirmação também é verdadeira! Apesar do uso na infância ser mais indicado, quando o caráter é preventivo, o uso de aparelhos não tem restrição de idade!

Eles podem ser usados em pacientes que se encontrar na adolescência ou até mesmo em adultos.

 

Os aparelhos precisam de manutenções?

Sim! O sucesso do seu tratamento passar por avaliações e manutenções do seu dentista de confiança.

Sendo assim, em períodos definidos pelo próprio profissional responsável, você deverá voltar ao consultório odontológico para reavaliar o seu tratamento.

Acompanhe também o nosso artigo sobre Alinhadores invisíveis: 4 motivos para você optar por utilizar um.

 

Aparelhos invisíveis existem?

Sim! Hoje, com os avanços tecnológicos na odontologia, os pacientes podem contar com os famosos aparelhos invisíveis.

Estamos falando de uma alternativa para os pacientes que se queixam do uso de aparelhos tradicionais. Afinal de contas, muitos deles acabam levando a estética em consideração no momento de iniciar um aparelho odontológico.

As movimentações dentárias são feitas através de um software, a cada movimentação é confeccionada uma placa transparente que o paciente vai trocando até o total alinhamento. Ninguém percebe que você está usando esse aparelho!

Desta forma, os aparelhos invisíveis surgem como uma excelente oportunidade, proporcionando resultados totalmente satisfatórios para os pacientes.

 

Conte com a ajuda de um profissional especializado!

O ideal para que um paciente não somente tire todas as suas dúvidas sobre os aparelhos ortodônticos, como também tenha assertividade no seu tratamento, é contar com o suporte de um dentista de confiança.

Afinal de contas, nada melhor do que ter à sua disposição um profissional especializado no cuidado da sua saúde bucal.

Lembre-se sempre de fazer consultas periódicas para avaliar a sua saúde. Afinal, um dos principais erros dos pacientes é buscar um consultório ou clínica odontológica somente diante de um problema.

Portanto, saiba que você pode contar conosco para que a sua saúde bucal esteja em boas mãos.

Ficou mais alguma dúvida sobre os aparelhos ortodônticos? Que tal entrar em contato e marcar uma avaliação? Os nossos profissionais são devidamente preparados para atender a sua necessidade da melhor maneira possível!

Não se esqueça de curtir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para acompanhar o nosso conteúdo! Leia também sobre O que uma dor de dente pode estar querendo dizer?

Compartilhe este post

Veja mais publicações

plugins premium WordPress