Após um implante dentário, um paciente pode acabar encontrando alguns problemas na sua saúde bucal. Logo, é de extrema importância compreender quais são os cuidados necessários para evitá-los.
Todos nós sabemos que estamos sujeitos a perder um dente, por diferentes motivos. Neste caso, a solução mais indicada é procurar uma clínica ou consultório odontológico e recorrer ao implante dentário.
Deste modo, o implante dentário é o tratamento mais indicado para corrigir o sorriso de um paciente que perdeu um dente.
Por meio da sua aplicação, se torna possível devolver todas as funções básicas que foram perdidas no sorriso. O implante dentário é um tratamento que possui como objetivo principal substituir a raiz de um dente.
Sendo assim, o paciente que perdeu um dente encontra, por meio de um procedimento cirúrgico simples e rápido, a oportunidade de voltar a sorrir com automestima.
Assim como qualquer outro procedimento, o implante dentário também necessita de alguns cuidados. É o que garante a sua eficiência no sorriso de um paciente, evitando o surgimento de problemas.
Portanto, confira a seguir quais são as principais dificuldades que podem ser encontradas após um implante dentário. Leia com atenção e descubra como se prevenir para manter a saúde bucal em dia.
Aproveite para ler também o conteúdo sobre o assunto: Bruxismo: o guia completo para cuidar da saúde bucal.
Em primeiro lugar, vamos entender o que é o implante dentário?
Compreender do que se trata o implante dentário soa como chover no molhado. No entanto, ainda é possível encontrar pacientes que desconhecem este tratamento odontológico e quais são as suas indicações.
Após perder um ou mais dentes, a principal recomendação feita pelos dentistas é a aplicação de um implante.
Isso porque, estamos falando de um tratamento odontológico com a função de substituir a raiz do dente que foi perdido.
Ou seja, o implante é uma raiz de metal, instalada dentro do osso, agindo assim como um suporte para a colocação de uma restauração dentária.
A sua aplicação permite que um paciente tenha um melhor desempenho tanto funcional quanto estético nos pacientes que perderam um ou mais dentes.
Quais são os riscos após um implante?
Após a cirurgia para a colocação de um implante dentário, o paciente pode estar sujeito a lidar com alguns problemas e complicações.
Isso vale também para os pacientes que colocaram um implante há mais tempo. De acordo com o caso em questão, eles também podem enfrentar algumas dificuldades.
Sendo que a principal delas é o surgimento de contraindicações e infecções na região na qual o implante dentário foi aplicado. Nestes casos, é fundamental que o paciente procure imediatamente o especialista.
Isso porque, a falta de tratamento pode fazer com que um paciente venha a sofrer um agravamento do seu quadro.
Além disso, outros problemas podem acabar afetando a saúde bucal de um paciente após um implante dentário. Dentre as principais dificuldades há longo prazo, nós podemos citar os seguintes exemplos:
- Perda óssea;
- Fratura da sua prótese;
- Perder o seu implante dentário.
Desta maneira, as principais causas por trás de problemas assim é a falta de cuidados com a higiene bucal. O que faz com que o paciente se coloque sujeito a lidar com infecções na gengiva e até mesmo cáries.
Além disso, leia também o nosso conteúdo sobre o assunto: Você sabia que a perda dentária acelera o envelhecimento facial?
Quais são os cuidados após um implante dentário?
Como foi possível compreender, existem algumas complicações que podem surgir após um implante dentário. Sendo que a principal causa por trás dos problemas encontrados na saúde bucal é a má higiene bucal.
Deste modo, é imprescindível que o paciente adote alguns cuidados para preservar a sua saúde bucal e os seus implantes dentários.
Visto que este é um assunto muito importante para o período após um implante dentário, confira a seguir alguns dos principais cuidados que devem ser tomados:
- Redobrar os cuidados com a higiene bucal;
- Sempre utilizar o fio dental após uma refeição;
- Seguir as recomendações dadas pelo dentista;
- Nas primeiras 48 horas, ter uma alimentação focada em alimentos frios, líquidos ou até mesmo pastosos;
- Ter visitas regulares ao dentista.
Agora que você já entende como cuidar não somente dos implantes dentários, como também da saúde bucal, chegou o momento de contar com o suporte de um profissional especializado no assunto!
Conte com a D’Amaro Odontologia Estética! Afinal de contas, aqui, cuidar do seu sorriso é garantir o seu bem-estar!
Portanto, entre em contato conosco e aproveite para marcar uma avaliação! Nós somos capazes de renovar o seu sorriso em um curto espaço de tempo, por meio de soluções modernas e inovadoras! Venha nos conhecer!
Não se esqueça também de seguir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para acompanhar novos conteúdos!