Dente encavalado: o que é, quais as complicações e como tratar?

Dor por conta de dente encavalado

Você sabe o que é um dente encavalado? Aqui, temos uma condição comum entre pacientes que procuram um consultório odontológico que pode afetar não somente a saúde bucal como um todo, como também a autoestima.

Por mais que os dentes encavalados acabem afetando, em sua grande maioria, os terceiros molares, também conhecidos como sisos, outros dentes também podem ficar encavalados, gerando assim grandes impactos na saúde bucal.

Deste modo, é de suma importância que, na presença de um dente encavalado, o paciente busque a ajuda do seu dentista de confiança. Assim, será possível buscar o melhor tratamento para o caso em questão.

Afinal de contas, estamos falando de uma condição que pode abrir as portas para uma série de complicações. Além da sensação de dor e inchaço, o dente encavalado também pode afetar os demais dentes vizinhos.

Sendo assim, com o objetivo de te ajudar a entender melhor esse problema, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto! Continue a sua leitura e aproveite para tirar todas as suas dúvidas!

Aproveite para ler também: Como optar por uma lente de contato dental pode mudar o meu sorriso?

O que é um dente encavalado?

Basicamente, um dente encavalado é um dente que cresce de forma desalinhada. Sendo que, na maioria das vezes, ele cresce por cima de outro dente. No entanto, ele também pode surgir em diversas regiões da boca.

Também conhecido como dente impactado, um dente pode nascer encavalado quando não existe espaço suficiente na boca para acomodá-lo ou quando a sua direção de erupção se encontra obstruída, seja por outros dentes ou até mesmo por estruturas ósseas.

Desta forma, um dente que se encontra encavalado pode se manifestar de diferentes formas, como por exemplo permanecer de forma completa dentro do osso. Em contrapartida, ele também pode romper parcialmente na região da gengiva.

No entanto, mesmo que ele apareça na gengiva, ele não consegue se posicionar da maneira devida, o que abre as portas para alguns sintomas e, quando não tratado, o paciente pode lidar com algumas complicações.

Por isso, o ideal é que, seja na presença de sinais que indicam um dente encavalado ou na existência de qualquer tipo de sintoma desagradável, o paciente busque consultar com o seu dentista de confiança.

Quais os sintomas de um dente encavalado?

Que tal falarmos também sobre os sintomas que acompanham um dente encavalado? O seu surgimento pode causar uma série de problemas para um paciente odontológico, que precisa procurar imediatamente um dentista.

Neste momento, vale a pena ressaltar que a manifestação de sintomas de um dente encavalado depende de alguns fatores, como é o caso da gravidade do quadro apresentado pelo paciente e da localização do problema.

Sendo assim, acompanhe com a gente alguns dos principais sintomas que surgem na presença de um dente encavalado:

  • Dor: sem sombra de dúvidas, a dor é o principal sintoma de um dente encavalado e afeta a região do dente afetado, sendo que ela pode variar entre leve e intensa.
  • Inchaço: é muito comum que a região afetada, ou seja, o tecido gengival ao redor do dente fique inchada e sensível.
  • Aumento da sensibilidade: outro sintoma comum de um dente encavalado é a sensibilidade. Logo, estímulos como alimentos frios, quentes e doces podem gerar uma sensação incômoda.
  • Dificuldades para abrir a boca: de acordo com a localização do dente encavalado, o paciente pode apresentar dificuldade para abrir completamente a boca ou sentir dor ao fazê-lo.

Aqui, é importante entender que nem todos os pacientes vão manifestar sintomas imediatos. Ou seja, alguns casos só são diagnosticados por meio da realização de exames de imagem, como é o caso da radiografia.

Além disso, não deixe de ler sobre o assunto: 5 sinais de alerta para cuidar dos seus implantes dentários

Qual é o melhor tratamento?

Como foi possível perceber, na presença de qualquer tipo de problema dentário, como é o caso de um dente encavalado, é de suma importância buscar o acompanhamento de um profissional especialista no assunto.

Desta forma, quando falamos dos tratamentos disponíveis, é necessário entender o nível de gravidade do quadro apresentado por um paciente. Além disso, fatores como localização do dente e individualidades do paciente também são levados em consideração.

Em alguns casos, por exemplo, o tratamento mais recomendado é a extração do dente. O que acontece, principalmente, nos casos onde o dente afetado está causando dor, infecção e outros danos aos demais dentes.

Além disso, um paciente pode chegar até um consultório ou clínica odontológica com mais de um dente encavalado. Com isso, após a avaliação do dentista, pode ser necessário um tratamento ortodôntico completo.

Ou seja, estamos falando do uso de aparelhos ortodônticos, a fim de criar espaço na boca para que os dentes sejam reposicionados, evitando assim o desalinhamento e preservando a saúde bucal do paciente.

Para isso, é de suma importância consultar com um dentista especialista para a realização de uma avaliação adequada do dente encavalado e discussão das principais alternativas de tratamento para o caso.

Não deixe de contar com a equipe especializada da D’amaro Odontologia! Afinal de contas, possuímos profissionais qualificados e capazes de cuidar da sua saúde bucal da melhor forma possível.

Sendo assim, aproveite para entrar em contato conosco e marcar a sua avaliação! Além disso, não se esqueça de curtir as nossas redes sociais e acompanhar o nosso blog para mais dicas sobre a sua saúde bucal.

Compartilhe este post

Veja mais publicações

A busca por tratamentos estéticos odontológicos teve aumento considerável nos últimos anos, especialmente a lente de contato dental.
Estética

Lente de contato dental: Para quem é indicado?

A busca por tratamentos estéticos odontológicos teve aumento considerável nos últimos anos, especialmente quando o assunto é a lente de contato dental. No entanto, qual

plugins premium WordPress