5 sinais de alerta para cuidar dos seus implantes dentários

Sinais de alerta para cuidar dos seus implantes dentários.

Existem alguns sinais que servem de alerta para cuidar dos seus implantes dentários. Afinal de contas, sem os devidos cuidados, o tratamento pode ter a sua efetividade afetada.

Precisamos concordar que perder um ou mais dentes é um dos principais problemas que afetam a saúde bucal. Isso porque ninguém gostaria de sorrir com alguns dentes faltando, não é mesmo?

Além disso, estamos falando de uma condição que, quando não tratada, coloca toda a saúde bucal em risco. O que abre as portas para outros problemas, comprometendo toda a saúde de um paciente.

Deste modo, os implantes dentários surgem como a principal alternativa para substituir os dentes que foram perdidos. Afinal de contas, eles se apresentam como um tratamento eficaz e focado na saúde bucal.

Sendo assim, é de extrema importância, após o tratamento odontológico, cuidar dos seus implantes dentários. Fato que nos faz atentar para sinais que indicam a falta de cuidado. Acompanhe conosco alguns deles!

Acompanhe também o nosso artigo sobre Aparelhos ortodônticos: Descubra mitos e verdades sobre  o tema 

Qual a importância dos implantes dentários?

Os implantes dentários são estruturas de metal, geralmente de titânio, que são posicionadas no osso maxilar – abaixo da gengiva – com o intuito de substituir a raiz dentária de pacientes que perderam um ou mais dentes.

Deste modo, após implantados por meio de um procedimento cirúrgico, os implantes permitem que um dentista possa montar os dentes substitutos.

Ao ser integrado ao osso, o implante dentário proporciona um suporte estável para a colocação de dentes artificiais. Fato que permite que o paciente volte a sorrir com o seu sorriso completo.

Sendo assim, as próteses, sendo elas parciais ou totais, montadas sobre os implantes não correm o risco de escorregarem ou mudarem de posição na boca. O que livra o paciente de problemas durante o processo de mastigação e fala, por exemplo.

Portanto, para garantir a assertividade do tratamento, é fundamental cuidar dos seus implantes dentários. Isso porque sem os devidos cuidados, é possível não alcançar os resultados esperados de início.

Confira a seguir alguns sinais de alerta para que você tenha mais cuidado com os seus implantes e, assim, procure um consultório ou clínica odontológica. Vamos lá? 

Quais sinais indicam que deve-se cuidar dos seus implantes dentários?

Como foi possível compreender, os implantes dentários permitem que um paciente volte a sorrir com confiança. Ou seja, além de colaborar com a saúde bucal, eles cumprem um papel estético fundamental.

Desta maneira, eles surgem como uma alternativa que possui como intuito devolver os dentes perdidos pelos pacientes. Isso sem desgastar ou afetar negativamente os dentes vizinhos.

No entanto, não é somente realizar o tratamento e voltar a sorrir tranquilamente. Os implantes dentários precisam de certos cuidados que garantem a sua assertividade, proporcionando assim bons resultados. 

Sendo assim, existem alguns sinais que funcionam como uma alerta de que é preciso cuidar dos seus implantes dentários. Confira a seguir quais são:

  • Região permanece inchada;
  • Sangramentos recorrentes;
  • Surgimento do mau hálito.

Portanto, acompanhe conosco como cada um dos sinais acima se apresentam na saúde bucal de um paciente de tire todas as suas dúvidas sobre o assunto. Confira!

Leia também o nosso artigo sobre o assunto: Alinhadores Invisíveis: 4 motivos para você optar por utilizar um

1. Região permanece inchada

Quando um paciente passa por um tratamento de implantes dentários, precisamos entender que estamos falando de um método feito por meio de um procedimento cirúrgico.

No entanto, não é normal que a região permaneça inchada e dolorida tempo depois que foi realizado o tratamento. Principalmente quando estamos falando de um ou dois implantes.

Deste modo, é de extrema importância que o paciente se atente ao período no qual a região está inchada e doendo. Ou seja, caso ultrapasse uma semana, o indicado é procurar o seu dentista de confiança. 

2. Sensação de formigamento

A sensação de formigamento também é um sinal de alerta para cuidar dos seus implantes dentários. Aqui, estamos falando daquele sentimento de estar recebendo uma grande quantidade de agulhas na boca.

Quando isso acontece, pode ser que o implante tenha sido colocado em uma região próxima ao nervo. Por isso, é de suma importância retornar ao dentista responsável pelo seu tratamento.

3. Sangramentos recorrentes

O segundo sinal que indica que você precisa cuidar dos seus implantes dentários é a ocorrência de sangramentos recorrentes.

Por se tratar de um tratamento relacionado à cavidade bucal do dente perdido, é necessário que o paciente tome bastante cuidado com a higiene bucal. O que envolve o processo de escovação e uso do fio dental.

No entanto, caso a região esteja sangrando recorrentemente, é necessário que o paciente busque o suporte de um dentista. Isso porque sangramentos na gengiva podem levar à perda do implante.

Portanto, não deixe de voltar ao consultório ou clínica odontológica de sua confiança para avaliar os seus implantes dentários.

Acompanhe também o nosso artigo sobre 5 dicas para você cuidar das suas lentes de contato dentais 

4. Dentes soltos

Outro sinal de alerta de que você precisa retornar ao dentista é o sentimento de dentes soltos. Afinal de contas, a principal característica dos implantes dentários é a fixação.

Deste modo, se o paciente sentir que o dente está se movimentando ou caindo ao mastigar, é preciso entender que algo está errado! Logo, é necessário buscar a ajuda de um dentista especialista imediatamente.

5. Surgimento do mau hálito

Um último problema relacionado à falta de cuidado com os implantes dentários é o surgimento do mau hálito. Inclusive, muitos pacientes pecam porque acreditam que se trata de um problema comum.

No entanto, a halitose pode se manifestar na boca do paciente como um sinal de que o paciente precisa cuidar dos seus implantes dentários.

Isso acontece, principalmente, porque o paciente pode estar falhando no momento da higienização bucal. Afinal, isso pode abrir as portas para inflamações tanto na gengiva como também ao redor do implante.

Portanto, de todo modo, a nossa principal dica é que você tenha sempre o auxílio de um dentista de sua confiança. Afinal, ele poderá dar todo o suporte no momento de cuidar dos seus implantes dentários.

Aproveite para entrar em contato conosco e marcar a sua avaliação com a nossa equipe de profissionais! Não se esqueça também de curtir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para mais dicas!

Compartilhe este post

Veja mais publicações

plugins premium WordPress