Implante zigomático: guia completo sobre a especialidade

Implante zigomático: guia completo sobre a especialidade

A perda de um dente é um problema bastante incômodo e que ninguém gostaria de ter que passar. No entanto, caso você venha a sofrer com a perda dentária, um dos tratamentos disponíveis na odontologia é o implante zigomático.

Precisamos concordar que a tecnologia trouxe consigo uma série de benefícios e praticidades. O que pode ser visto em diferentes setores da sociedade, como é o caso da odontologia.

Ao relacionarmos odontologia e tecnologia, um dos exemplos mais comuns é o implante zigomático. Aqui, temos um tratamento capaz de repor a perda dentária com muita eficiência.

No entanto, nem todos compreendem o que é o implante zigomático e quando ele deve ser indicado. E, para fornecer respostas para todas as dúvidas sobre o tratamento, preparamos este conteúdo.

Portanto, faça a sua leitura até o final e descubra tudo o que você precisa saber sobre este tipo de implante, como a sua indicação, suas vantagens e as etapas do procedimento. Vamos lá?

Não deixe de ler o nosso conteúdo sobre: Como escolher o melhor dentista para cuidar da minha saúde bucal?

O que é o implante zigomático?

O implante zigomático nada mais é do que um tipo especial de implante dentário, que é utilizado no tratamento para repor uma ou até mesmo várias perdas dentárias de um paciente.

A principal diferença para os implantes tradicionais é que a sua fixação é feita no osso zigomático. Aqui, estamos falando do osso localizado na maçã do rosto. Já o implante comum é fixado no osso da mandíbula.

No entanto, mesmo após compreender do que se trata um implante zigomático, é possível que você esteja se questionando do porquê optar por ele e não por um modelo mais tradicional, não é mesmo?

Antes de passar para a indicação, é necessário entender que nem todos os pacientes suportam receber um implante dentário regular. Ou seja, na região onde está o osso da mandíbula.

Sendo assim, o implante zigomático surge como uma alternativa de implante sem enxerto ósseo, cumprindo o papel de reabilitação dentária do paciente que perdeu um ou mais dentes.

Para quem ele é indicado?

A principal indicação do implante zigomático é para pacientes que, devido à ausência prolongada de um ou mais dentes, apresentam uma perda óssea maxilar acima do comum.

Deste modo, o implante é colocado no osso zigomático, que possibilita uma ancoragem de maior qualidade para que, logo após a sua fixação, seja possível colocar uma prótese dentária.

No entanto, antes de optar por este tipo de tratamento, é necessário passar pela avaliação de um dentista especializado. Ele será o responsável por indicar o implante do tipo zigomático para a perda dentária.

Aproveite e confira conosco quais são as melhores dicas para cuidar do implante dentário

Quais as etapas do procedimento?

Como você pode perceber, a fixação de um implante zigomático depende do aval de um profissional expert no assunto. Logo, ter um dentista de confiança à sua disposição é fundamental.

No entanto, se você não sabe quais são as etapas que acompanham o implante zigomático, não se preocupe! A seguir, selecionamos todos os passos que o paciente terá que passar:

  • Consulta com o dentista;
  • Realização de exames especializados;
  • Preparo e realização do procedimento cirúrgico;
  • Passar por todo o pós cirurgia, seguindo os cuidados do dentista;
  • Após a integração do implante, inicia-se o processo de confecção da prótese definitiva.

Logo após a confecção da prótese, a mesma será parafusada nos implantes. Aqui, a recuperação é rápida e o paciente já pode usufruir dos resultados do tratamento de forma imediata.

Quais as contraindicações?

Assim como acontece em qualquer outro tratamento odontológico, o implante zigomático também possui algumas contraindicações. Ou seja, ele não está disponível para todos.

Deste modo, confira conosco quais são aqueles casos nos quais o paciente não se encontra apto para o tratamento:

  • Saúde geral comprometida: pacientes com condições de saúde sistêmicas não controladas ou que impactam negativamente a cicatrização, como diabetes e doenças autoimunes.
  • Qualidade do osso zigomático insuficiente: em alguns casos, o osso zigomático pode não ser adequado para suportar o implante.
  • Inflamação ou infecção grave: condições ativas, como infecções ou inflamações na área podem necessitar de tratamento antes da colocação de implantes.

Além disso, outras condições como o tabagismo devem ser analisadas por um dentista. Afinal de contas, o hábito de fumar pode comprometer a cicatrização e, consequentemente, o sucesso a longo prazo dos implantes.

Quais cuidados devo ter?

O sucesso do implante zigomático também depende significativamente dos cuidados pós-operatórios. Neste momento, é de suma importância seguir as recomendações do seu dentista.

Dentre os principais cuidados que devem ser colocados em prática no período de recuperação de um paciente, podemos destacar:

  • Manter uma higiene bucal meticulosa, a fim de prevenir infecções;
  • Evitar a prática de atividades físicas intensas;
  • Se alimentar de alimentos macios;
  • Evitar o uso de palitos de dente;
  • Retornar ao seu dentista.

Caso o dentista tenha recomendado alguma medicação, é de suma importância que o paciente siga à risca o que foi prescrito. Assim, é possível evitar qualquer tipo de complicação.

Quais as vantagens do implante zigomático?

O implante zigomático é uma opção que vem recebendo cada vez mais destaque nas clínicas e consultórios odontológicos. O que se justifica, principalmente, por suas vantagens.

Deste modo, acompanhe conosco como você pode se beneficiar por meio deste tratamento:

  • É um procedimento seguro;
  • Evita a necessidade do enxerto;
  • Maior rapidez na colocação da prótese;
  • É um tratamento com alta taxa de sucesso.

Viu como o implante zigomático pode cumprir a necessidade de repor a perda dentária com muito sucesso? Por isso, aproveite para buscar pelo acompanhamento de um dentista especializado no assunto!

Leia também sobre: Quais dificuldades posso encontrar após um implante dentário e como evitá-las?

Conte com um dentista de sua confiança!

Já conhece a D’Amaro Odontologia? A clínica busca oferecer aos nossos pacientes um tratamento odontológico completo, de alta qualidade, com muita seriedade e humanizado.

Por isso, contamos com uma equipe de profissionais experientes, que atuam há mais de 10 anos no mercado. Sendo que todos eles estão devidamente preparados para te atender da melhor forma possível.

Sendo assim, o que você acha de entrar em contato conosco e, assim, marcar a sua avaliação? Temos certeza de que poderemos contribuir com a estética e saúde dos seus dentes!

Além disso, se você gostou deste conteúdo, saiba que existem muitos outros guias esperando a sua leitura. Para isso, curta as nossas redes sociais e acompanhe o nosso blog, ok?

Até a próxima!

Compartilhe este post

Veja mais publicações

plugins premium WordPress