Você sabia que o estresse pode afetar a sua saúde bucal? O tema, desconhecido por grande parte dos pacientes odontológicos, precisa ser tratado com seriedade nos dias atuais.
Atualmente, vivemos um cenário no qual as pessoas estão sempre ocupadas, com várias tarefas para realizar, mas com pouco tempo disponível.
Desse modo, o que acabamos vendo são pessoas cada vez mais estressadas e com dificuldades para lidar com a rotina. Mal sabem elas que o estresse é um fator que influencia negativamente todo o organismo, sendo a porta de entrada para vários problemas, inclusive para a saúde bucal.
A maioria dos pacientes que procuram um consultório odontológico não sabem que o estresse é um fator que desencadeia problemas odontológicos.
Portanto, é necessário entender como lidar com este sentimento e como ele pode ser prejudicial para a saúde bucal. Acompanhe o nosso artigo com atenção e tire todas as suas dúvidas sobre este assunto!
Aproveite para ler também o nosso artigo sobre Conheça os problemas bucais mais comuns no inverno.
Qual a ação do estresse no organismo?
O estresse surge como uma resposta do nosso cérebro ao se encontrar em situações extremas.
Sendo assim, o nosso organismo acaba reagindo de uma maneira na qual existe um aumento dos batimentos cardíacos, da pressão arterial e até mesmo da respiração.
Será que você reconhece algum destes sintomas mediante situações estressantes durante a sua rotina?
Deste modo, agora que você já sabe que o estresse é um fator que pode prejudicar e muito a sua saúde, vamos entender como este processo funciona?
Portanto, continue acompanhando este material, que foi feito para que saiba como este sentimento e a saúde bucal se relacionam.
Leia também o artigo sobre o assunto Odontopediatria: por que levar o seu filho para uma consulta?
Qual a relação entre o estresse e a saúde bucal?
A relação entre o estresse e a saúde bucal se dá pela maneira como o corpo reage à situações estressantes. Como assim? Explicamos para vocês!
Em momentos nos quais uma pessoa acaba se encontrando estressada, o organismo tende a liberar alguns hormônios, entre eles, estão o cortisol e a hidrocortisona.
Este processo citado acima acaba gerando um processo pró-inflamatório no organismo de uma pessoa.
Ou seja, geram uma inflamação. Quando isso acontece e a pessoa estressada possui maus hábitos higiênicos com a saúde bucal, ela está propícia a sofrer vários problemas, como aftas e, em casos mais extremos, doença periodontal.
Confira também o artigo sobre Descubra a importância de fazer as suas lentes de contato com um especialista.
Como eu posso reagir ao estresse?
Outro problema é a maneira como buscamos lidar com o estresse. Alguns estudos apontaram que pessoas que se encontram estressadas diariamente buscam algumas alternativas para alívio e sensação de bem-estar.
Algum problema nisso? Não. Entretanto, tais fugas do estresse se apresentam como o consumo de cigarros e bebidas alcoólicas.
Sendo assim, diante deste contexto, considerando o nosso paciente, já citado anteriormente, que possui maus hábitos higiênicos e não cuida da saúde bucal, os problemas aumentam.
Isto porque com as alternativas para fugir deste sentimento, essa pessoa pode acabar apresentando halitose (mau hálito) e até mesmo cáries.
Podemos perceber que essa condição se relaciona e muito com a saúde bucal. Entretanto, só bons hábitos higiênicos não bastam! É preciso sim saber lidar com o estresse! Mas por qual motivo?
Além disso, leia o nosso artigo referente ao assunto O escurecimento dos dentes pode e deve ser evitado!
Entenda a disfunção da ATM
O estresse e a condição emocional desfavorável pode culminar em outros problemas, que inclusive são bastante graves. Trata-se das disfunções que acontecem na articulação temporomandibular (ATM). Explicamos para vocês!
Quando uma pessoa acaba convivendo com este sentimento ela está propícia ao diagnóstico de bruxismo.
Tal condição se caracteriza pelo ato de ranger de dentes involuntariamente, que acontece durante as noites de sono. O que, com o tempo, mediante falta de acompanhamento médico, pode se tornar uma grande dor de cabeça para os pacientes.
Sendo assim, diante deste contexto, além do desgaste dos dentes e as disfunções que podem acontecer na ATM, o paciente estressado pode apresentar outros problemas.
Trata-se de condições desfavoráveis ao tecido da gengiva e até mesmo ao osso mandibular. O que acaba prejudicando hábitos comuns como a mastigação e afetando a qualidade de vida do paciente.
- O paciente com disfunção na ATM pode apresentar:
- Dores de cabeça constantes;
- Dificuldades para mastigar;
- Estalos ao movimentar a mandíbula;
- Zumbidos no ouvido e até mesmo inchaço na região.
Por fim, leia também o nosso conteúdo sobre o tema O guia completo sobre os implantes de carga imediata.
Procure auxílio profissional
Você acabou de conferir todos os riscos que um paciente estressados está sujeito. Desta forma, qual a sua posição diante de tal contexto?
O primeiro passo é buscar um estilo de vida mais leve, no qual o estresse não seja tão comum como é hoje. A realização de atividades físicas, inclusive, é um ótimo remédio para casos assim.
Além disso, a outra dica, agora para aqueles pacientes que já apresentam problemas com a saúde bucal, é procurar a ajuda de um profissional especializado.
Ou seja, é de extrema importância que ele busque consultar com um dentista de sua confiança e apto para cuidar da sua saúde bucal.
Afinal de contas, o atendimento profissional não possui somente a capacidade de tratar problemas bucais, como também evitar que eles aconteçam.
Portanto, pessoas estressadas devem procurar realizar atividades que causam a sensação de alívio e bem-estar.
O recomendado é ter boas noites de sono, praticar atividades físicas, se alimentar de uma maneira saudável e, em casos extremos, procurar ajuda médica.
No caso de problemas odontológicos, você pode entrar em contato conosco e marcar uma avaliação com um dos nossos profissionais.
Além disso, aproveite também para curtir as nossas redes sociais e acompanhar o nosso blog para outros artigos como este, ok?
Leia também sobre o Protocolo de Branemark: Tudo o que você precisa saber!