Descubra tudo sobre a relação que existe entre bruxismo e sensibilidade dos dentes.
Você já deve saber do que se trata o bruxismo e como ele se manifesta na saúde bucal, não é mesmo? No entanto, você já ouviu falar da associação que existe entre bruxismo e sensibilidade dos dentes?
O bruxismo é uma desordem funcional que possui como principal sintoma o apertamento ou o ranger dos dentes de forma involuntária. Como consequência, o paciente pode ter que lidar com uma série de malefícios.
Deste modo, um dos principais agravantes por trás desta condição é o que conhecemos como sensibilidade dos dentes. Isso, principalmente, se o paciente não buscar tratamento.
Sendo assim, ao notar qualquer sinal que indique o diagnóstico de bruxismo, o correto a se fazer é recorrer ao suporte especializado de um dentista. O foco vai além de tratar a condição, como também evitar o surgimento de outros problemas.
Para esclarecer todas as dúvidas sobre a relação entre bruxismo e sensibilidade dos dentes, preparamos este conteúdo. Leia conosco até o final e descubra tudo o que você precisa saber.
Além disso, aproveite e leia também: O que a fluorose dentária tem a ver com a saúde dos meus dentes?
Bruxismo e sensibilidade dos dentes: o que são dentes sensíveis?
Tanto o bruxismo quanto a sensibilidade dentária estão se tornando queixas cada vez mais comuns entre os pacientes. O que faz com que seja necessário redobrar a atenção em ambos os casos.
Quando falamos na sensibilidade dos dentes, problema também conhecido como hipersensibilidade dentinária, estamos nos referindo à um problema que causa uma série de incômodos.
Sendo que o principal sintoma se apresenta na dificuldade e na sensação de dor de dente ao consumir alimentos e bebidas gelados ou quentes demais. Ou seja, o paciente possui uma queda na sua qualidade de vida.
Além disso, outra dificuldade que pode ser encontrada entre pacientes que possuem sensibilidade dentária é na ingestão de doces. Já imaginou estar impossibilitado de comer uma sobremesa?
O que muitos pacientes com dentes sensíveis não sabem é que o problema pode estar associado ao bruxismo. Portanto, que tal compreender melhor como essa relação se dá? Confira:
Qual a relação entre bruxismo e sensibilidade dos dentes?
Como foi possível entender até aqui, o bruxismo surge como uma das causas por trás da sensibilidade dos dentes. No entanto, é mais do que necessário compreender também como se dá essa relação.
O primeiro passo é lembrar que o bruxismo é uma condição marcada pela presença de uma tensão entre os dentes. Com o tempo, essa mesma tensão acaba causando um desgaste no esmalte dentário.
Aqui, é de suma importância entender que o esmalte dentário se caracteriza por ser uma camada protetora do dente. Logo, quando ela é afetada pelo bruxismo, a dentina acaba ficando exposta.
Sendo assim, o resultado de todo este processo é a sensibilidade dos dentes, que acaba resultando na sensação de dor ao entrar em contato com alimentos e bebidas quentes, geladas ou doces.
Acompanhe também o nosso conteúdo: Entenda de uma vez por todas o processo carioso e como evitá-lo
Como tratar o bruxismo?
Um dos erros mais comuns, mas que deve ser evitado pelos pacientes, é a falta de procura por tratamento odontológico. O que acontece também no caso do bruxismo que, sem o devido acompanhamento, pode acarretar em diferentes consequências.
Além da sensibilidade nos dentes, o paciente também pode se queixar da sensação de dor no maxilar, pescoço, cabeça e, em alguns casos, até mesmo no ouvido.
Outros problemas relatados por pacientes com bruxismo são a presença de estalos, dificuldades para mastigar, travamento da boca, trincas e rachaduras nos dentes, entre outros.
Sendo assim, é de suma importância buscar a ajuda de um dentista especializado, a fim de passar por uma avaliação precisa. O que permite identificar a presença ou não do bruxismo.
Logo após a avaliação inicial, o dentista responsável fará a recomendação do melhor tratamento para aquele caso. O que passam, por exemplo, pelo uso da placa de bruxismo, entre outros.
Que tal marcar uma avaliação com um especialista agora mesmo? Entre em contato com a equipe da D’Amaro Odontologia e descubra como nós podemos ajudar na sua saúde bucal.
Além disso, não perca a oportunidade de continuar acompanhando o nosso conteúdo por meio das nossas redes sociais e blog.